TRE mantém indeferimento de candidatura de Jaime Marques à prefeitura de Colíder
Uma nova votação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) ocorrida hoje (04) manteve o indeferimento da candidatura do ex-prefeito de Colíder, Jaime Marques (Podemos), devido a uma condenação por improbidade administrativa.
Por 5 votos a 2, o tribunal decidiu que ele não poderá concorrer às eleições.Marques alegava que não houve enriquecimento ilícito, o que seria um requisito para sua inelegibilidade, mas essa defesa foi rejeitada pelos magistrados
Ele foi condenado por atos de autopromoção e irregularidades em licitações durante sua gestão. A ação judicial apontou que ele sancionou leis nomeando bairros e espaços públicos com seu próprio nome, além de instalar monumentos que enalteciam sua administração.
Também foi acusado de utilizar recursos públicos para pagar uma empresa de fachada, sem comprovação de serviços prestados.
Em setembro, o TRE-MT já havia indeferido o registro de sua candidatura, citando sua inelegibilidade em decorrência da condenação e da suspensão de seus direitos políticos por oito anos. A condenação envolve atos dolosos de improbidade administrativa, causando lesão ao patrimônio público municipal e enriquecimento ilícito.
Fonte e Autoria: Redação Nortão Online