Português (Brasil)

Outubro Rosa: PSFs de Colíder ampliam horário para atender as mulheres

Outubro Rosa: PSFs de Colíder ampliam horário para atender as mulheres

Compartilhe este conteúdo:

O mês de outubro é lembrado em todo o Brasil como “Outubro Rosa”, mês de conscientização sobre as doenças que atingem as mulheres, principalmente o câncer. 

Os PSFs de Colíder estão dando uma atenção ainda mais especial para o público feminino. A Secretaria Municipal de Saúde de Colíder, pensando em oportunizar a todas as mulheres o acesso a coleta de preventivo (Papanicolau) e avaliação das mamas, durante o mês de outubro manterá suas Unidades de Saúde abertas, todas as quartas-feiras, até às 20 horas. 

Na oportunidade serão ofertados outros serviços de saúde às mulheres e a comunidade. O público alvo é mulheres de 25 a 64 anos com vida sexual ativa.

De 15 a 18 de outubro, será realizada mais uma edição do projeto da Carreta do Hospital do Amor, que estará realizando atendimentos no município. 

Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis. 

O câncer do colo do útero, por sua vez, é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de mama, e a principal causa de morte por câncer entre mulheres em muitos países. No Brasil, é o terceiro tumor mais incidente na população feminina com 17 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025, correspondendo a uma taxa de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres. 

Prevenção, diagnóstico e tratamento

Cuidados como a prática de atividade física e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo, ajudam a reduzir o risco de câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor. Um nódulo ou outro sintoma suspeito nas mamas deve ser investigado para confirmar se é ou não câncer de mama. Para a investigação, além do exame clínico das mamas, exames de imagem podem ser recomendados, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. Prevenção, diagnóstico e tratamento estão disponíveis na rede do Sistema Único de Saúde (SUS)

A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo Papilomavírus Humano (HPV). A transmissão ocorre por via sexual, presumidamente por meio de abrasões (desgaste por atrito ou fricção) microscópicas na mucosa ou na pele da região anogenital. O uso de preservativos durante a relação sexual com penetração protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer pelo contato com a pele da vulva, região perineal, perianal e bolsa escrotal. 

O exame preventivo contra o HPV - Papanicolau - é um exame ginecológico comum para identificar de lesões precursoras do câncer do colo do útero. 

Fonte: Angela Fogaça/Nortão Online

Compartilhe este conteúdo:
 vanildod715@gmail.com
 5566992024439
 Maozinhanewstop
 Maozinhanewstop